Considere o custo total de propriedade para soluções de transformadores.

Muitas vezes nos perguntam, “Então, como o custo do fluido FR3™ compara-se ao do óleo mineral?”

Ainda que o preço do fluido FR3 seja mais alto do que o do óleo mineral, o fluido FR3 pode economizar o seu dinheiro de várias maneiras.

Fluido para fluido

Se você comparar somente o custo do óleo mineral com o do fluido FR3, o custo do último provavelmente será mais alto. Diversos clientes acham que o custo adicional vale a pena devido à melhor proteção contra incêndios (ponto de fulgor e ponto de ignição duas vezes maior do que o óleo mineral, o ponto de ignição mais alto de qualquer fluido dielétrico) e aos benefícios para o ambiente (biodegradável, atóxico e não perigoso para a água ou para o solo, neutro em carbono* e reparo mais simples de vazamentos). Sabemos que organizações em áreas ecologicamente sensíveis como parques e canais consideram essas características essenciais. A melhor proteção contra incêndios e os benefícios para o ambiente compensam totalmente o custo mais alto do fluido.

*Conforme a Análise de Ciclo de Vida do BEES 4.0

Transformadores otimizados

Aproveitar a interação do fluido FR3 com isolamento de celulose permite que os transformadores com o fluido FR3 sejam projetados para funcionar sob temperaturas até 20° mais altas do que aqueles com óleo mineral. O valor para os serviços de utilidade pública inclui maior capacidade de carga (até 20% mais), maior sistema de isolamento e tempo de vida útil (5 a 8 vezes mais do que o óleo mineral) e custos de manutenção reduzidos.

Ao otimizar o design dos transformadores com o fluido FR3 para 75AWR ou 85AWR, as organizações possuem a flexibilidade para:

  • Comprar transformadores menores mas, ainda assim, manter a mesma capacidade de carga, o que ajuda a reduzir os custos iniciais
  • Projetar os transformadores para uma menor pegada ecológica não só para economizar o custo inicial, mas também para ajudar a resolver o problema de limitações de espaço (por exemplo, áreas urbanas muito populadas, parques de diversão, shoppings)
  • Prolongar o tempo de vida útil do transformador reduzindo de forma significativa o custo do ciclo de vida total do ativo.

Com um design otimizado do transformador, o custo para um transformador com o fluido FR3 é normalmente +/- 5% do custo de um transformador com óleo mineral. Acreditamos que a eficiência operacional adicional obtida com a otimização do desempenho do transformador (além da proteção contra incêndios e dos benefícios para o ambiente) oferecem um valor total significativo para a organização.

O sistema do transformador como um todo gera mais eficiência operacional

Além do desempenho individual do transformador, há mais eficiência operacional organizacional a ser obtida quando os transformadores são vistos de uma perspectiva de custo de propriedade total. As economias de custo adicionais incluem:

  • Com a capacidade para altas temperaturas do fluido FR3, os novos transformadores podem ser menores usando até 15% menos fluido e até 3% menos materiais de construção (cobre, aço e/ou alumínio, materiais de isolamento, etc.), conforme as iniciativas para uma cadeia de suprimentos sustentável.
  • Elimine a mitigação de custos, sistemas contra inundação e paredes corta-fogo já que o fluido FR3 é um fluido menos inflamável com marcação UL, aprovado pela FM. Além disso, esses transformadores podem ser colocados mais próximos aos prédios economizando um espaço precioso do imóvel.
  • Simplifique os sistemas de contenção de vazamentos como proteções feitas de terra versus sistemas caros de cimento. A limpeza dos vazamentos também pode ser menos intrusiva com uma solução biológica já que o fluido FR3 é, no final, biodegradável.
  • Reduza o inventário de transformadores usando a capacidade de carga básica até a carga superior dos transformadores com fluido FR3 em designs com duas capacidades nominais (por exemplo, um design de um 65/85AWR individual pode permitir o uso para aplicações de 100 a 125 kVA). Essa flexibilidade na unidade permite uma consolidação do design e melhor gestão do inventário.

Existem muitas nuances para avaliar o custo total de propriedade e cada organização é diferente. Acreditamos que existem várias maneiras como o fluido FR3 pode impactar o desempenho do seu transformador e o resultado final. Qual valor o fluido FR3 pode oferecer à sua organização?

Entre em contato com a nossa equipe de fluidos dielétricos para ajudar você a incorporar soluções com melhor relação custo-benefício e melhor desempenho para a sua rede.

Recursos