Quer melhorar a sua proteção contra incêndios? Inclua o fluido FR3 nos seus planos.

O principal objetivo de cada empresa de serviços de utilidade pública é fornecer uma energia segura, confiável e econômica aos consumidores e comunidades servidas pelas mesmas. O fluido Envirotemp™ FR3™ desempenha um papel importante para ajudar a atingir essas metas. Desde a sua introdução e após mais de um milhão de instalações de energia elétrica e distribuição em 30 países, não houve nenhuma falha relacionada a incêndios relatada dos transformadores com o fluido FR3.

O ponto de combustão é o fator mais crítico ao especificar a proteção contra incêndios do transformador

O fluido FR3 é um fluido aprovado pela FM, certificado pela UL, de classe K, menos inflamável. O seu ponto de combustão de 360°C é o mais alto de qualquer fluido dielétrico e mais de duas vezes mais alto do que o do óleo mineral (160°C) e 50°C mais alto do que os ésteres sintéticos (310°C).

A razão pela qual o ponto de combustão é tão crítico para a proteção contra incêndios é entender o que é necessário para ocorrer um incêndio em um transformador:

  1. Caso haja uma falha em um transformador, a maior parte da energia evapora moléculas gerando gases inflamáveis, enquanto uma pequena quantidade começa a aquecer o fluido.
  2. Caso haja uma ruptura no tanque do transformador, os gases escapam e são expostos ao oxigênio. Se houver uma fonte de combustão, os gases combustíveis serão incendiados.
  3. E, se o fluido estiver no ou perto do ponto de combustão, o resultado seria um incêndio.

 

Em um transformador com o fluido FR3, o diferencial entre a temperatura operacional (110°C) e o ponto de combustão do fluido FR3 (360°C) é tão significativo em comparação com o ponto de combustão do óleo mineral (160°C) que é praticamente impossível que toda a quantidade de fluido esteja no ou próximo do ponto de combustão.

  • Dentro de um transformador, seria necessário uma falha em alta temperatura durando muitos minutos para elevar a temperatura operacional do fluido FR3 até o seu ponto de combustão.
  • Se houvesse uma chama de “gás inflamável” fora do tanque com a ruptura, a chama do gás seria apagada porque o fluido FR3 não estaria próximo ao seu ponto de combustão e não ocorreria nenhum incêndio.

O que isso significa para a sua organização?

  • Maior segurança em áreas muito populadas como comunidades residenciais, shoppings, restaurantes e parques.
  • Maior segurança no trabalho durante manutenções de rotina.
  • Maior segurança para o socorrista durante uma emergência
  • Eliminação de sistemas para inundações, de mitigação de incêndios e paredes corta-fogo.
  • Distâncias menores entre os prédios e outros equipamentos
  • Potencial redução dos prêmios de seguro devido ao uso de um fluido menos inflamável nos sistemas do transformador
  • Evitar restaurações caras devido a incêndios (dívidas e danos à propriedade, custos de substituição do transformador)

Trabalhamos com empresas de serviços de utilidade pública e seus parceiros de OEM em todo o mundo para oferecer sistemas de transformadores mais seguros e confiáveis, para aplicações novas e aperfeiçoadas. O fluido FR3 é uma opção fácil e comprovada para qualquer estratégia de prevenção de incêndios. Então em vez de esperar e torcer para que não haja um incêndio, seja pró-ativo e escolha o fluido FR3 para ajudar a evitar que ocorra um incêndio.

Entre em contato com a nossa equipe de fluidos dielétricos para ajudar você a aumentar a sua proteção contra incêndios incluindo o fluido FR3 no seu parque de transformadores de distribuição e de potência.