O que é bom para um fluido dielétrico também é bom para o ambiente.

O óleo mineral foi o fluido de transformador predominante no século passado. No entanto, para atender às crescentes demandas de energia dos dias atuais e oferecer soluções amigáveis ao ambiente, as concessionárias de energia e seus parceiros de OEM estão avaliando soluções biológicas que possam oferecer o desempenho térmico necessário (por exemplo, capacidade para temperaturas mais altas e maior proteção contra incêndios) assim como benefícios ambientais significativos.

Nossa equipe trabalha há mais de 30 anos com diversos fluidos dielétricos, desde a proibição dos PCBs nos anos 70. Nós testamos os PCBs. E o óleo mineral. Sabemos as características químicas e os atributos de desempenho de todos eles, o bom, o ruim e o não tão bom.

Quando começamos a desenvolver um novo fluido dielétrico há 25 anos atrás, desenvolvemos o fluido Envirotemp™ FR3™ para ter todo as características de desempenho necessárias para um fluido dielétrico, mas incluindo características que pudessem também ajudar a proteger o ambiente.

O fluido FR3 é feito a partir de óleos vegetais renováveis originários de plantas que separam CO2 durante o processo de desenvolvimento de culturas agrícolas. Através da análise de ciclo de vida do BEES® 4.0, o fluido FR3 mostrou que produz 56 vezes menos de emissões carbonos do que o óleo mineral e é essencialmente neutro em carbono.

No caso de um vazamento, o impacto ambiental é mínimo e os custos para remediar o vazamento são reduzidos pois o fluido FR3 é biodegradável e não tóxico e não nocivo para o solo e para a água.

O fluido FR3 obteve inúmeras validações da indústria incluindo:

  • A verificação de tecnologia ambiental da Agência de Proteção Ambiental
  • Pontuação de desempenho com menor impacto ambiental conforme a análise de ciclo de vida do BEES® 4.0
  • Produto biológico certificado pela USDA
  • Certificação de fluido menos inflamável do Underwriters Laboratory e da Factory Mutual Research Corporation
  • Prêmio de química verde da Agência de Proteção Ambiental de 2013

Como o fluido FR3 é um fluido baseado em óleo vegetal, possui pontos de fulgor e de ignição duas vezes maiores em comparação ao óleo mineral o que o torna um fluido dielétrico mais seguro e confiável. De fato, não houve nenhum incêndio conhecido em mais de um milhão de transformadores com o fluido FR3 desde que o produto foi lançado.

O fluido FR3 também pode ser útil para atender às iniciativas de cadeia de suprimentos sustentável da maior parte das organizações. Como o fluido FR3 pode operar a temperaturas até 20°C mais altas do que o óleo mineral (ou seja, os transformadores precisam de 20°C a menos de resfriamento), unidades menores que podem usar menos fluido e materiais de construção, mas mantendo uma capacidade de carga igual ou 20% maior, são possíveis

Temos tanto orgulho das nossas características ambientais que adicionamos uma tinta verde proprietária ao nosso fluido FR3. Então da próxima vez que você incluir um fluido dielétrico nos seus planos, esperamos que você veja verde.

Entre em contato com a nossa equipe de fluidos dielétricos para ajudar você a melhorar a sua pegada ecológica incluindo o fluido FR3 nos seus parques de transformadores de distribuição e de potência.