Perguntas frequentes

P: O que é um éster natural? O que é um éster sintético?

R: Conforme a terminologia da norma C57.12.80-2010 do IEEE para transformadores de potência e de distribuição.

3.268 fluido de éster natural: Um fluido dielétrico baseado em óleo de semente plantas (óleo vegetal) especialmente formulado e refinado para isolar e resfriar equipamentos elétricos para instalações em ambientes fechados e abertos, que geralmente estão em conformidade com a norma ASTM D6871 quando estão novos.

3.438 fluido de isolamento do éster sintético: Um fluido de isolamento menos inflamável baseado em poliol éster especialmente formulado e fluido resfriador para uso em transformadores de ambientes fechados e abertos à prova de fogo.

 

P: Qual é a diferença entre ésteres naturais e óleo mineral?

R: Em primeiro lugar, os ésteres naturais são vegetais. Eles possuem um ponto de combustão e fulgor duas vezes maior do que o óleo mineral então possuem uma probabilidade menor de pegarem fogo. De fato, ainda não houve uma falha relacionada a incêndio relatada para um transformador com o fluido FR3 desde que o produto foi lançado. Além disso, o fluido é auto-extinguível então não existe chance de um incêndio.

Em segundo lugar, eles possuem uma pegada ecológica menor e são biodegradáveis, neutros em carbono, atóxicos e não nocivos para o solo e para a água.

Em terceiro lugar, a sua capacidade de absorver água ajuda a diminuir o processo de envelhecimento do papel isolante protegendo, dessa forma, o sistema de isolamento e prolongando o tempo de vida útil do transformador.

Em quarto lugar, com a capacidade para altas temperaturas padronizada, os transformadores com o fluido FR3 podem operar a temperaturas 20°C mais altas do que os transformadores com óleo mineral sem acelerar a taxa de envelhecimento do sistema de isolamento sólido. Essa capacidade oferece aos serviços de utilidade pública a flexibilidade para aumentar a capacidade de sobrecarga em até 20%, prolongar o tempo de vida útil ou ambos.

 

P: Os ésteres funcionam nos transformadores de potência e de distribuição?

R: Sim. Existe um registro comprovado de instalações em transformadores de distribuição e de potência até 420kV.

 

P: O fluido de éster natural FR3™ e os ésteres sintéticos Envirotemp™ 200 estão em conformidade com as normas da indústria?

R: Sim, tanto o fluido de éster natural FR3 como o fluido de éster sintético Envirotemp 200 estão em conformidade com as normas do IEEE e do IEC.

 

P: Quando a Cargill adquiriu o negócio de fluidos dielétricos da Cooper Power Systems da Eaton?

A Cargill desenvolveu o fluido FR3 em colaboração com a Cooper Power Systems da Eaton na última década. Em julho de 2012, a Cargill adquiriu o negócio de fluidos dielétricos da Envirotemp que inclui o fluido de éster natural FR3.

 

P: Vocês vendem o fluido FR3 para outros fabricantes de transformadores?

R: Sim. Temos uma abordagem colaborativa em relação ao trabalho com fabricantes de transformadores e seus clientes para o desenvolvimento das soluções corretas de transformadores para as suas necessidades específicas.

 

P: Para quem eu ligo se tiver dúvidas?

R: Ligue primeiro para a nossa equipe de manutenção no número 1-800-842-3631 ou entre em contato com a região adequada abaixo:

América do Norte
+1 800-842-3631
NAenvirotemp@cargill.com

Ásia
+603-2246-3111
AAenvirotemp@cargill.com

Brasil
+55 11 98124 0065
SAenvirotemp@cargill.com

China
+86-21-3332-7107
Chinaenvirotemp@cargill.com

EMEA
+31 20 500-6695
EMEAenvirotemp@cargill.com

Índia
+ 91 124 409-0489
Indiaenvirotemp@cargill.com

Turquia
+90 216 554 19 27
-CIS-SalesTR@cargill.com